Há quase duas décadas, tendo em vista mudanças no cenário nacional com o aumento de competição, devido a um mercado global, a forma de gerenciar os negócios e as finanças nas empresas tem mudado.
Mercado tornou-se mais profissional e os clientes mais exigentes, a administração eficaz passa a ser uma necessidade para qualquer tipo de empresa. A adoção de uma administração zelosa e racional permite resultados financeiros relevantes para a organização.
Tempos de crise levam à Direção da Empresa a repensar seu negócio e analisar sua estrutura de custos e despesas, além das receitas, a fim de minimizar seus impactos na geração de resultados.
A contabilidade gerencial, com seus relatórios e análises, é um dos instrumentos mais poderosos para subsidiar a administração de uma empresa. Seus relatórios abrangem os diferentes níveis hierárquicos e funcionam como ferramentas indispensáveis nas tomadas de decisões, causando forte influência no processo de planejamento estratégico empresarial e no orçamento.
Pode-se observar que a Contabilidade oferece muitas ferramentas gerenciais capazes de auxiliar o administrador na administração de seus negócios. Temas como análise das demonstrações contábeis, custo dos produtos e serviços, como melhor gerir o caixa da empresa, entre outros assuntos que dizem respeito à gestão da empresa, devem ser discutidos em parceria com o contador, pois este profissional terá condições de transformar a Contabilidade Financeira exigida por lei em uma fonte de informações gerenciais.
É relevante ressaltar que, independentemente do porte da empresa ou do seu ramo de atividade, o administrador deverá obter informações capazes de suprir as necessidades de gerenciamento.
Um dos caminhos para isso é transformar as informações contábeis em gerenciais, o que está se tornando cada vez mais comum nas empresas, pois os administradores começam a perceber que na contabilidade estão contidas as informações de que eles necessitam, sejam elas de cunho econômico ou financeiro.